domingo, 29 de janeiro de 2012

Mariana Baptista volta aos treinos após lesão no joelho

A ginasta do Minas Tênis Clube, Mariana Baptista, sofreu em maio do ano passado uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho direito. Foi liberada pelo departamento médico e retornou aos treinamentos na semana passada.

Após oito meses de intenso trabalho na fisioterapia, a atleta recomeçou a pré-temporada com o grupo do Minas Tênis Clube e já dá seus primeiros saltos no Duplo-Mini e no Trampolim.

“Estou muito feliz de ter voltado no inicio do ano, assim eu tenho bastante tempo para treinar minhas séries e competir toda a temporada de 2012,” revela Mariana.

Mariana, assim como o grupo do Minas Tênis Clube, retornou aos treinos no dia 16 de janeiro e segue fazendo treinos intensivos de preparação física.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Camilla Lopes e Ana Luisa vão ao exterior para intercâmbio

O início de dois mil e doze tem sido marcado por intercâmbios de treinamentos no exterior. Depois que Larissa Trópia viajou aos EUA, agora é a vez das atletas Camilla Lopes do Núcleo de Ginastica Tatiana Figueiredo e Ana Luisa Melo do Minas Tênis Clube.
Camilla no Ginásio do Lisboa, em Portugal
Camilla viajou na segunda quinzena de janeiro para Portugal e Ana embarca nesta sexta-feira rumo ao Canadá.
Em entrevista a TrampBrasil, Camilla nos conta que ficará em Portugal até o final de fevereiro treinando  trampolim no Lisboa Ginásio Clube com o técnico  da seleção portuguesa Luis Nunes.
“É uma oportunidade única para mim. Estou saltando com os atletas portgueses que vão as Olimpíadas e isso é um grande incentivo,” comenta a ginasta Camilla Lopes.  

Ana Melo, atleta do Minas Tênis Clube

Já Ana Melo, embarca nesta semana para a cidade de Toronto no Canadá e treina aproximadamente seis meses no clube Skyrides do Técnico Dave Ross. O contato para o estágio de treinamento aconteceu por email e logo veio a resposta positiva.



“Estou unindo o útil ao agradavel. Fazendo um intercâmbio para estudar a lingua inglesa e me aperfeiçoando no trampolim no país onde tem grandes atletas,” ressalta a atleta Ana.

sábado, 21 de janeiro de 2012

Ginastica de Trampolim presente na pré-estreia do Cirque Du Soleil em Belo Horizonte




A ginástica brasileira ganhou um presente nesta quinta-feira (19), em Belo Horizonte. Integrantes da Ginástica Artística, Geral, Rítmica e de Trampolim acompanhados pela presidente da Federação Mineira de Ginástica (FMG), Theresinha Ribeiro Bonfim, ganharam do departamento de casting do Cirque Du Soleil, a oportunidade de assistirem a pré-estréia do espetáculo Varekai na cidade.

O show durou aproximadamente duas horas e arrancou muitos aplausos e gargalhadas do público mineiro. Apesar de estarem acostumados com as acrobacias circenses, os atletas da ginástica de trampolim Rodrigo Bachur, Mariana Aquino, Mariana Baptista, Carolina Trópia e Bruno Martini se surpreenderam com tamanha habilidade dos artistas. Estiveram presentes também os técnicos de Sílton Santos (Minas Tênis Clube), Estácio Costa (Ouro Preto) e Cristina Trópia (Contagem), e o coordenador da Ginástica do Minas Tênis Clube, Nabil Andrade.

“Fazer o que eles fazem em uma apresentação é como uma competição importante para a gente. A medalha de ouro deles são os nossos aplausos,” comenta a atleta de Duplo-Mini Trampolim Mariana Aquino.

A turnê do Cirque Du Soleil com o espetáculo Varekai já passou por São Paulo e Rio de Janeiro. Ficará em Belo Horizonte até o dia doze de fevereiro e depois passará por Brasília, Salvador, Recife e Curitiba.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Larissa Trópia troca férias por intensivo de treinamento nos Estados Unidos


Quando chega o final de temporada para os atletas é hora de descansar certo? Não para Larissa Trópia que aproveita o periodo de férias para fazer um intercâmbio nos Estados Unidos e intensivar os treinos.

A ginasta do Minas Tênis Clube viajou no dia 28 de dezembro para a cidade de Washington no estado de Indiana e treina, por lá, até dia 20 de fevereiro.

A atleta fez contato com a ex-técnica e atual coordenadora de seleções de trampolim dos EUA, Susa Jacobson, que conheceu durante o campeonato panamericano na Argentina em 2008 e, desde então, expressou sua vontade de fazer um intercâmbio por lá.

Susa indicou o clube Tumbling Express que engloba todos os aparelhos da ginástica de trampolim e no fim deste ano, Larissa acertou os detalhes para realizar o intercâmbio numa das potências da ginástica de trampolim no mundo.

“Tenho certeza que esse período de treinamento aqui vai me ajudar bastante. Estou muito focada em aprender coisas novas e ganhar experiência para o ano de competições em 2012,” comenta a ginasta.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Faltou sorte na sexta-feira 13 e Giovana não consegue vaga olímpica em Londres



A sexta-feira 13 definitivamente não foi boa para o Brasil em Londres. Apesar de conseguir terminar suas séries no trampolim, durante o evento teste das olimpíadas, a ginasta Giovanna Venetiglio não conseguiu a vaga para as Olimpíadas de Londres.

A Brasileira ficou em 13º lugar com 94.705 pontos e para garantir a classificação, precisaria terminar a competição na nona colocação. Apesar disso, Giovanna já fez história no esporte, já que essa foi a primeira vez que uma brasileira se classificou para o evento teste.

As últimas vagas para os Jogos Olímpicos deste ano ficaram com as atletas:

Ana Rente – Portugal
Luba Golovina – Geórgia
Zita Frydrychova – República Tcheca
Galina Goncharenko – Rússia
Andrea Lenders – Holanda
Maryna Kyiko – Ucrânia

A lista completa das atletas classificadas para as Olimpíadas de Londres 2012 ainda não foi divulgada.

sábado, 7 de janeiro de 2012

Giovanna Bastos é a esperança brasileira para ir as olimpíadas de Londres


Para a maioria dos atletas de Ginástica de Trampolim, o mês de janeiro é de retorno aos treinamentos vindo de um longo período de inatividade. Mas para Giovanna Bastos, a temporada ainda não acabou.

Após a classificação para o evento teste no mundial de Birmingham em novembro do ano passado, a atleta da seleção brasileira de Trampolim treina firme desde que chegou ao Brasil e será a única esperança do país para ir as olimpíadas de Londres neste ano.

Giovanna embarca nesta segunda (9) para Londres e compete no evento teste na North Greenwich Arena no dia 13. A disputa envolve 17 atletas de 13 países que brigarão pelas ultimas cinco vagas olímpicas.



"Meu pensamento é ir a esta competição e acertar as minhas séries. A vaga olímpica vai ser difícil mas entro com o pensamento de conquistá-la para o Brasil," diz a ginasta.

A federação internacional de ginástica informou nesta sexta-feira o site oficial da competição. Para quem gosta de acompanhar os resultados ao vivo, o site é:

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Carlos Werneck é lembrado pela TrampBrasil




Exatamente há três anos a Ginástica de Trampolim do Brasil perdia no dia quatro de janeiro um de seus árbitros mais experientes, Carlos Wernerck (46). Nascido em Niterói no estado do Rio de Janeiro, Werneck acumulava funções de treinador na extinta equipe do Colégio Salesiano de Niterói, árbitro internacional em diversos campeonatos do mundo e também tinha uma empresa especializada em equipamentos de ginástica.

Nas férias de 2009, durante uma viagem de moto com a sua esposa Simone para o Peru, Werneck sofreu uma pneumonia que se complicou e acabou acarretando no seu falecimento.

A TrampBrasil gostaria de dar os sentimentos a família e em especial para a sua esposa Simone Krepsky. Gostaríamos também que nesta data, todos os amantes do trampolim façam uma oração para esta pessoa que dedicou 22 anos de sua vida a Ginástica de Trampolim como treinador e árbitro.