segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Estadual de 2011 do Rio de Janeiro Impressiona

No último sábado (29) a cidade de Volta Redonda sediou, mais uma vez, o Campeonato Estadual e o Torneio Estadual de Ginástica de Trampolim. 

A competição foi realizada no município pela segunda vez consecutiva e contou com mais de 130 atletas inscritos. As disputas foram acirradas em todas as provas e os gritos de entusiasmo vindos da arquibancada foram sonoramente ouvidos.

Na abertura da competição a Presidente da Federação Carioca de Ginástica, Andréa João, discursou e agradeceu o apoio dado a Ginástica de Trampolim do Rio de Janeiro. Para finalizar sua fala, homenageou os organizadores do evento, bem como os técnicos brasileiros que representaram o país nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara no México. São eles Mário César e Tatiana Figueiredo que foi representada por sua mãe Nair Figueiredo.

"Ver o público se impressionando com os saltos dos atletas nos satisfaz e mostra que estamos no caminho certo, comenta Larissa Salgado - Diretora Técnica da Ginástica de Trampolim do Estado do Rio de Janeiro."

"Gostaria também de agradecer a cada entidade e a todos que contribuíram para que mantivéssemos uma sequência de competições. O Rio de Janeiro não pode ficar sem este campeonato e, a intenção é melhorar ano após ano e fazer este evento revelar grandes atletas para o Brasil, conclui Larissa Salgado."


quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Volta Redonda será palco do Estadual de Ginástica de Trampolim

Pela segunda vez consecutiva, Volta Redonda abre as portas de sua cidade para a ginástica de trampolim. No próximo sábado (29), será realizado a partir das 9 horas da manhã no Ginásio Poliesportivo Francisco Gomes do Nascimento no Bairro São Geraldo, o campeonato carioca e o torneio estadual de ginástica de trampolim.

A competição contará com clubes tradicionais do Brasil na modalidade e são esperados no local aproximadamente 135 atletas para as competições nos diversos aparelhos da modalidade.

“Não podemos deixar de agradecer a cidade de Volta Redonda por nos acolher em mais um ano e ao município de Piraí que ajudou com os materiais. A competição ajuda a massificar o esporte. Ainda mais agora depois da inédita segunda colocação no Pan de Rafael Andrade.” Comenta a diretora técnica do trampolim da FEGERJ Larissa Salgado.



terça-feira, 25 de outubro de 2011

Bernardo Jordão volta ao cenário da Ginástica de Trampolim

Com uma fissura e achatamento ântero-posterior da vértebra T12 desde o acidente que sofreu num dos treinamentos de duplo mini trampolim do campeonato mundial de 2010 em Metz na França, Bernardo Jordão da Escola de Trampolim da Prefeitura Municipal de Piraí-Rj não sabia o que era entrar num ginásio para treinar.

O ginasta ficou afastado de realizar qualquer movimento com impacto por seis meses além de usar um colete fixador o dia todo. As dores eram intensas no local e a dúvida da volta rodeava o futuro no atleta.

Na semana passada, Bernardo foi avaliado pelo médico Neto Mendonça da Clinica R9 no Rio de Janeiro e recebeu a liberação para voltar aos poucos a sua rotina de treinamento.


“Meu objetivo neste final de ano é me recuperar devagar, sem pressa e respeitando o meu limite. Não prometo nada porque ainda estou no inicio da trajetória de recuperação. Mas gostaria muito de voltar a competir em alto nível ano que vem.” Comenta o atleta.

“Ele passou por uma fase muito difícil encarando a dura realidade de ficar sem saltar e isso me deixava muito triste. Vê-lo cheio de gás, querendo lutar por algo é muito emocionante para mim.” Conclui a treinadora Shirley Arantes.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Rafael Oliveira é prata num pan-americano cheio de surpresas

A bruxa estava solta ontem no Complexo Nissan de ginástica em Guadalajara no México. Numa prova onde poucos atletas falham, a competição desta noite foi marcada pelos erros e se saiu melhor quem conseguiu terminar a sua rotina.

No feminino foi um festival de alterações de séries e falhas grotescas. Ganhou quem teve a qualidade de executar a sua rotina completa. As brasileiras Giovanna Bastos e Daienne Lima estavam no grupo de atletas que falharam e portanto terminaram a competição nas 5ª e 6ª colocações respectivamente. A atleta canadense Karen Cockburn, favorita da prova não competiu as finais por motivos de saúde.

Já a prova masculina aconteceu de tudo. De quedas do trampolim a desistências simples de séries. Os dois brasileiros na competição obtiveram destinos opostos. Rafael Oliveira terminou a competição com a inédita segunda colocação, a melhor obtida pelo trampolim brasileiro desde a inclusão do esporte nos jogos pan-americanos.

Carlos Ramirez não esteve bem e numa falha técnica se desequilibrou e foi parar fora do trampolim. Por motivos de precaução o ginasta foi retirado do ginásio de maca e fará exames ainda hoje (19) na coluna para detectar possíveis lesões. Avisa o chefe da delegação brasileira Klayler Mourthé

Confira os resultados:

Feminino

1 – Rosannagh Maclennan (CAN)
2 – Dakota Earnest (EUA)
3 – Alaina Willians (EUA)

Masculino

1 – Keegan Soehn (CAN)
2 – Rafael Oliveira (BRA)
3 – José Vargas (MEX)





Sérgio Bastos recebe alta e já se encontra em casa


As orações e energias positivas da família do trampolim fizeram efeito rápido para o  dirigente de trampolim do Colégio Militar do Rio de Janeiro Sérgio Bastos. O professor teve uma melhora surpreendente, já recebeu alta e se encontra em repouso em casa.

Depois de sofrer um acidente de carro há quatro semanas na estrada do Grajaú/Jacarepaguá no Rio de Janeiro, o dirigente ficou internado no hospital Barra Dor e chegou a passar por momentos complicados na Unidade de Terapia Intensiva.



Sob o olhar do médico Dr. Carlos Henrique Boakevisk, passou por procedimentos cirúrgicos para a correção do osso esterno lesionado no acidente, e no inicio desta semana recebeu a liberação para retornar ao seu lar.

Aproveitando o período de descanso em sua residência, Sérgio Bastos fica ligado nos meios de comunicação torcendo para os brasileiros no pan-americano de Guadalajara 2011.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Trampolim brasileiro no Pan de Guadalajara 2011


Rafael Oliveira, destaque brasileiro na fase qualificatória
do pan-americano de Guadalajara 2011
Os jogos pan-americanos de 2011 finalmente começaram para a ginástica de trampolim. Os atletas brasileiros competiram hoje (17) e se destacaram no trampolim. Na noite de hoje a única modalidade da ginástica de trampolim nos jogos pan-americanos foi classificatória para as finais que acontecem amanha às 20:15 horário de Brasília.

Na disputa feminina, as brasileiras Giovanna Bastos e Daienne Lima foram bem e passaram para as finais em 4º e 6º respectivamente. A prova no masculino foi marcada por erros e os brasileiros Rafael Oliveira e Carlos Ramirez terminaram a fase de qualificação para as finais em 2º e 8º respectivamente.



O que deixou muitos amantes da ginástica de trampolim frustrados foi a transmissão pela internet. Os canais disponíveis ficavam caindo direto além de travar a imagem. O que chegou a ser bizarro foi o site da Terra chamar a modalidade de parte integrante da ginástica rítmica.


quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Rodolfo Rangel relembra seus tempos de Campeão do Mundo


Rodolfo Rangel na sua primeira conquista
 em mundiais, Austrália - 1998

 Para os que não conhecem um pouco da história da ginástica de trampolim brasileira e de seus atletas ao longo desse tempo, vamos apresentar para vocês Rodolfo Rangel (34). Atualmente treinador da Escola de Ginástica de trampolim da Prefeitura Municipal de Piraí-Rj, ele detém grandes títulos na sua história como atleta de Trampolim e Duplo Mini.

Rodolfo começou sua carreira em 1990, treinou por muitos anos e em 2005 fez alguns shows de trampolim pela Europa. Como atleta, participou dos mundiais da Nova Zelândia (1992), Portugal (1994), Canadá (1996), Austrália (1998), África do Sul (1999), Dinamarca (2001) e Alemanha (2003).



O grande momento na sua carreira foi no mundial da Austráila em 1998 quando sagrou-se Campeão Mundial de Duplo Mini na categoria Elite. Depois disso, conseguiu a terceira colocação também no Duplo Mini nos dois mundiais seguintes, África do Sul (1999) e Dinamarca (2001). Ainda em 1999, o ex-atleta ficou na 20ª colocação no trampolim e por pouco na consquista a vaga para as olimpíadas de Sidney em 2000.

Segundo Rodolfo, o Brasil hoje vem evoluindo no trampolim e aos poucos vem chegando ao nível olímpico. No duplo mini, ele diz que sempre fomos uma potência internacional levando frequentemente finalistas aos campeonatos mundiais.  

O atual técnico de Piraí-Rj faz sua avaliação e passa a mensagem para os brasileiros que vão no mundial de 2011.

“ No trampolim torço para que o Brasil consiga a tão sonhada vaga olímpica. Eu e todos os ex-atletas vamos nos sentir parte dessa conquista porque contribuímos um pouco nesse processo. Já no duplo mini, qualidade e potencial nós temos, agora e ter foco para conseguirmos mais uma medalha. No tumbling, desejo que possamos evoluir e ganharmos mais experiência.”

Rodolfo Rangel em ação no Campeonato Mundial
 da Dinamarca - 2001

domingo, 9 de outubro de 2011

IV Torneio Estudantil do Rio de janeiro foi um sucesso

Ontem (8) foi um dia de festa para quem gosta de ginástica no Rio de Janeiro. O ginásio do maracanãzinho sediou a quarta edição do Torneio Estudantil de Ginástica do Estado do Rio de Janeiro que contou com cerca de 1.300 atletas de 53 entidades de todas as modalidades da Ginástica.

Foi a primeira participação da Ginástica de trampolim neste evento que contou com a apresentação dos ginastas da seleção brasileira de trampolim Carlos Ramirez e Daienne Lima.

“O campeonato foi um sucesso e serviu para massificar o esporte. Tenho certeza que o Ramirez e a Daienne inspiraram muitos atletas iniciantes a chegarem onde eles estão agora.” diz Larissa Salgado, Diretora da modalidade no Rio de Janeiro.



Brasil vai para o México onde disputa o Pan-Americano de Guadalajara

A equipe brasileira de Trampolim formada pelos atletas Carlos Ramirez, Rafael Oliveira, Giovanna Bastos e Daienne Lima, embarcou hoje (9) a tarde para o México para a disputa dos jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Além deles, os técnicos Tatiana Figueiredo e Mario César, Klayler Mourthé, chefe da delegação, e os árbitros Marcos Oliveira e Mariana Accardo também vão representar o país na competição.

Apesar de competirem apenas nos dias 17 e 18, os atletas ficarão a semana toda treinando em tempo integral na aparelhagem da competição e se adaptando ao clima dos jogos, que não garantem vaga nas Olimpíadas de Londres. As vagas serão conquistadas durante a disputa do Campeonato Mundial que acontece mês que vem na Inglaterra.

Segundo Tatiana Figueiredo, a equipe canadense é a que tem os adversários mais fortes e a principal concorrente da equipe nacional. No feminino as brasileiras terão a forte concorrência de Karen Cockburn, e no masculino o adversário a ser batido é Jason Burnett.

"Acredito que os quatro atletas que estão representando o Brasil nos Jogos Pan-Americanos estão bem preparados tendo grandes chances de medalha." Conclui Tatiana.

O destaque da equipe do Brasil é Giovanna Bastos, que conquistou a medalha de bronze no último Pan-Americano disputado no Brasil.

Além do Canadá e do Brasil, Estados Unidos, México, Porto Rico e Cuba também disputam a competição.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Depois de 10 meses de fisioterapia, Bárbara Martins recomeça os treinamentos

A atleta Bárbara Martins tem motivos para sorrir nesta semana. Ela foi liberada pelos médicos Otaviano de Oliveira Júnior, do Clube Atlético Mineiro, e Fabrício Melo Bertolini, do Minas Tênis Clube, junto dos fisioterapeutas Vinícius Castro e Caroline Bolling, também do Minas Tênis Clube a retomar a rotina de treinamentos. Bárbara não colocava os pés em um Duplo Mini desde o último mundial realizado na França em novembro de 2010.

A ginasta teve uma luxação do 2º e 3º metatarsos e ruptura do ligamento Lisfranc, que constitui um dos principais estabilizadores dessa articulação do pé esquerdo. Passou por duas cirurgias e depois de 10 meses, está apta para realizar suas atividades. Em 14 anos de ginástica, esta foi a lesão mais grave que a atleta passou e o momento em que ficou mais longe dos treinamentos.


“Graças ao trabalho dos médicos, do Vinícius e do apoio do meu namorado Marcos, que consegui superar. Eles escutavam minhas reclamações e lamentações. O apoio deles foi fundamental e me ajudou a passar por cima das dificuldades e ir atrás do meu objetivo.” Conta a Ginasta.

“A dedicação e motivação dela foi um fator importantíssimo para esta recuperação. Ficar dez meses fazendo fisioterapia não é fácil e ela conseguiu. Agora é voltar a treinar gradativamente, sem pressa que aos poucos ela voltará a brilhar.” Avalia o fisioterapeuta Vinícius.

O objetivo da atleta agora é se restabelecer, aperfeiçoando elementos e séries, já que neste ano as competições para ela acabaram. A meta é entrar com tudo para as competições de 2012.

“Vejo na Babi uma ginasta com um grande potencial técnico e físico. Agora o combustível dela vai ser sua força de vontade e determinação para os treinos. Conclui o técnico Sílton Santos.


domingo, 2 de outubro de 2011

Resultado do Brasil na República Tcheca

A equipe brasileira de trampolim embarcou na semana passada para a República Tcheca onde participaram de mais etapa em copas do mundo. A competição pré eliminar foi realizada na sexta-feira (30) e a final no sábado (01).

O dia não foi favorável aos brasileiros que acabaram terminando sua competição ainda na parte qualificatória. O único brasileiro que saiu de lá com o sentimento de dever cumprido foi Rafael Andrade que acertou suas séries e finalizou o campeonato na 21ª colocação.

A equipe nacional aproveitou a oportunidade e treinou duro para o próximo desafio que será o Panamericano de Guadalajara no México.

A competição de trampolim individual masculino terminou com Dong Dong (China) em primeiro, Lu Chunlong (China) em segundo seguido de Ito Masaki (Japão). No feminino não foi diferente, a China dominou os dois primeiros lugares com Li Dan e Zhong Xingping completando o pódio Driscoll Katherine do Reino Unido.

Confira o Scoore dos Brasileiros:

21º lugar Rafael Andrade 100.425

36º lugar Carlos Ramirez 70.020

26º lugar Daienne Lima 89.925

33º lugar Taíssa Paraíso  70.475

37º lugar Giovanna Bastos 54.010

A trampBrasil pede desculpas por informar que o atleta Rodrigo Pacheco teria ido a esta competição e retifica que ele não participou deste campeonato.